segunda-feira, novembro 21, 2005

Bruxas

De sacerdotisas, passando por causadora de problemas e chegando à modernidade cult, as bruxas são algo que estão na moda. Normalmente elas estão associadas com o nosso passado europeu, mas bruxas também estavam presente no folclore de diversos povos, desde os nossos indígenas até os xamãs da Península de Kamchatka, no extremo leste russo.

Dentro desse universo europeu, e principalmente céltico, bruxas eram na verdade sacerdotisas devotadas à Deusa da Terra, que para tudo dentro daquelas comunidades dava provimento. Faziam par com os druidas, e frequentemente realizavam suas cerimônias nos círculos de pedra e carvalhos sagrados. Foram duramente perseguidas com o advento da Igreja nesses países, chegando quase a desaparecer.

A Wicca reabilitou o termo "bruxa" em muitos países que tiveram contato com a cultura céltica, inclua-se aí o Brasil. Ficaram cult, apesar de ser considerada uma crença religiosa como outra qualquer, e que respeito muito. Mas, pessoalmente, não é nem tanto esse aspecto que me chama a atenção, e sim a atitude de bruxa, que pode manifestar-se das maneiras por vezes mais singelas possíveis.

Meninas bruxas para mim são aquelas que têm um quê místico à sua volta, ainda que não tenham isso de maneira tão explícita. Sentem-se extremamente de bem com o mundo, e não precisam provar nada a ninguém. Por isso, não andam por aí se exibindo por que estão bonitas, nem vomitam afetação intelectual. Ficam bonitas até mesmo vestindo uma Hering branca, e a mente é suficientemente elevada para que qualquer conversa com você seja um passeio. É algo inerente a elas, como seus dois braços, duas pernas e dois olhos.

Também por sentirem-se de bem com o mundo, elas ficam lindas em paísagens idilicas, mas não significa que não gostem de uma boa balada urbana. Adaptam-se facilmente aos mais diversos ambientes, desde que sejam leves, claro. Tudo na vida tem lá seus limites.

São extremamente meigas e compreensivas, mas não significa que não tenham personalidade forte. Significa que elas podem ouvir os teus problemas com toda a calma e paciência do mundo, com sua cabeça deitada no colo e uns olhões de "Pietà" na cara... Mas se você estiver se lamuriando, te agraciarão com um providencial "Deixa de frescura"... E o sorriso, ah, que sorriso... é hipnótico, faz com que você tenha vontade de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que ele nunca cesse.

Quero uma menina bruxa em minha vida.

4 Aberto a Opiniões:

Anonymous Anônimo disse...

Você já leu O Culto das Bruxas na Europa Ocidental de Margaret Murray? Gostei bastante; especialmente porque o assunto sempre me fascinou. Já sobre as meninas bruxas, sua descrição me pareceu um ideal particular de mulher muito singelo. Até eu gostaria de uma dessas na minha vida; se tivesse o sexo oposto melhor ainda! (^.^)v

12:11 PM  
Anonymous Anônimo disse...

estou lhe devendo uma tirada de cartas. era esse o texto? gostei dele. só lembrando que bruxaria é meio que lidar com o caos interno e colocá-lo para fora, algo assim. interessante o mito de perséfone, o contato com a natureza e com os infernos ciclicamente. beijo|!

11:08 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Meigas e compreensiveis?
Isso é novo pra mim, hahahahhaa

7:56 PM  
Anonymous Anônimo disse...

voltei ao naufraga. n vão ser anônimos que vão me tirar do ar.

8:56 AM  

Postar um comentário

<< Home