domingo, agosto 14, 2005

*suspiro*

Um monte de gente que eu conheço ultimamente tem estado meio triste, catatônico, sentindo-se sem rumo desde que o escândalo do mensalão aflorou. Eu no meio. Depois das declarações do Duda Mendonça, então, me senti como se tivessem estourado uma bomba atômica aqui no Brasil.

Como um colega meu inteligentemente constatou, o que antes era um voto de confiança (o primeiro) de toda uma juventude que cresceu ouvindo que o PT era honesto, que o PT não rouba nem deixa roubar. Essa triste ilusão vem sendo desfeita, não só para nós, mas até mesmo pra gente que ajudou a construir o partido e que na sexta-feira abaixou a cabeça, desabafou e até mesmo chorou.

O duro golpe sofrido pela outrora maior força da esquerda brasileira abre um perigoso precedente para a democracia, uma vez que, se não agiram de maneira decisiva em um "golpe", como alardeado por Hugo Chávez, o PSDB e o PFL estão rindo à toa. O futuro de nosso país e de nossa democracia agora permanece incerto.

Enquanto isso, nós, pobre juventude desiludida, parecemos zumbis ante a situação, de tão perplexos. Isso me faz lembrar o ambiente que foi propício para a criação do movimento punk, onde toda uma geração parecia "ressacada" de tudo o que foi a contra-cultura e agora queria extravazar, desopilar tudo o que tinha acontecido nos anos 60.

O que antes eu imaginava como doce futuro, tudo certinho em seu lugar, agora tem um inevitável sabor amargo. (e eu sinto que talvez isto não seja só para a política).

0 Aberto a Opiniões:

Postar um comentário

<< Home