sábado, novembro 18, 2006

Antropologia... for dummies

Anos e anos de observação da vida cotidiana das pessoas de minha geração aqui, em Recife, fizeram com que eu produzisse uma bobagem óbvia. É provável que para isso outros fatores contribuíram, mas nada disso teria acontecido se eu não estivesse por aqui. E entrasse em contato com gente de outras cidades. Mas 90%, ou mais, das meninas de classe média e alta que eu conheço ou que eu tenha visto são exatamente iguais. No estilo, na maneira de vestir, na maneira de falar... Se duvida, vamos à análise:

- Vão para Porto de Galinhas, Pipa, Fernando de Noronha, Porto Seguro, ou outra praia chique do momento. Antes, o destino mais badalado era a Chapada Diamantina;
- Uma patricinha bicho-grilo não é uma patricinha bicho-grilo se na lista de mp3 delas não tiver Armandinho, Natiruts, Bob Marley ou a música do caubói viado, sucesso do último verão de Porto;
- É algo mais amplo, mas não deixam de ter: um fotolog com pelo menos 15 fotos por mês nos meses de verão;
- Uma mini-saia jeans, uma blusinha de alça, uma Havaianas de prender no calcanhar e um par de óculos escuros no alto da cabeça;

Frases típicas, postadas principalmente em orkuts e fotologs da vida:

- Para parecer mais fora do mainstream: "Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê";
- Escrachando de vez com o Bahia way-of-life: "Sou praieira, sou guerreira, tou solteira, quero mais o quê?"
- Expressando toda a afetividade de uma maneira assaz inteligente (usado geralmente como legenda de uma foto): "AMO!!!"

Não levem a mal, até por que eu conheço algumas meninas assim. Mas às vezes você não tem a impressão de que as meninas estão saindo de uma mesma fábrica? Confessa, vai, você conhece alguém assim, certo ou errado?

6 Aberto a Opiniões:

Anonymous Anônimo disse...

Querido amigo realista...! Concordo com a parte que vc disse que as meninas estão "padronizadas", mas deixa eu te dar um tok...,Não se prenda as aparências. (Antes que vc diga..."essa se doeu !!"...,não se preocupe, eu não me adequo ás protagonistas do seu texto. Talvez vc ache que sim...mas é oq eu estou dizendo...,SÃO APARÊNCIAS!
"SE A GENTE ESCUTASSE MENOS, TALVEZ COMPREENDESSE MAIS"

Foi só um tok viu?!
BJÃO!!

8:44 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Querido amigo realista...! Concordo com a parte que vc disse que as meninas estão "padronizadas", mas deixa eu te dar um tok...,Não se prenda as aparências. (Antes que vc diga..."essa se doeu !!"...,não se preocupe, eu não me adequo ás protagonistas do seu texto. Talvez vc ache que sim...mas é oq eu estou dizendo...,SÃO APARÊNCIAS!
"SE A GENTE FALASSE MENOS, TALVEZ COMPREENDESSE MAIS"

Foi só um tok viu?!
BJÃO!!

8:45 PM  
Anonymous Anônimo disse...

hã?

9:19 PM  
Anonymous Anônimo disse...

então tá.

os "9 em cada 10 meninas", admito, foi um exagero estatístico. mas serviu para retratar minha perplexidade com algo que eu percebi. não significa que, realmente, 9 em cada 10 meninas que eu tenha visto sejam desse jeito.

segundo, eu não posso deixar de perceber esse tipo de movimento, seja em 1 ou 100 meninas, como um pastiche. ou seja, uma coisa que na prática não tem razão de ser, a não ser como modismo. o movimento hippie, ou mesmo os seus antecessores beatniks, surgiram como uma crítica mais do que necessária ao modo de vida capitalista, mas hoje não vejo nada que motive o surgimento de algo do tipo, ou uma retomada do movimento igual ao que era. "sou natureba por que está na moda". se isso é bom ou ruim, aí são outros quinhentos. na boa, prefiro que uma menina brinque de riponga do que vire uma "barbie-girl" profissional - e fútil.

esclarecido meu ponto de vista, espero não parecer mais tão nojento e arrogante. ao menos para você.

9:43 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Owwwwwww...não acho vc nojento e arrogante...,só um pouquinho exagerado...hauhauahuahau!!!
Fique com raiva da lora não!!
Eu acho vc legal(pelo que Soste fala)!!
Bju

12:30 AM  
Anonymous Anônimo disse...

ah, agora me liguei! tranquilo então, michelle... e manda um abraço pra sóstenes!

9:32 AM  

Postar um comentário

<< Home